terça-feira, 6 de maio de 2014

(RE)ENCONTRAR o que estava perdido em nós

"Ide e Fazei discípulos entre todas as nações."

            O tema hoje nos apresenta duas palavras importantes, talvez nunca tenhamos a curiosidade de ir buscar o seu significado porque a vida já nos ensina nas práticas, mas quão profunda definições carregam.
Reencontrar: descobrir o que estava perdido;
Encontrar: achar.
            Planejando como e o que escrever, me colocava no lugar de algum daqueles discípulos. Era sábado, um grande silêncio reinava sobre a face da terra quando Maria Madalena e a outra Maria foram ao sepulcro e lá encontraram inicialmente uma grande preocupação mas por conseguinte uma enorme felicidade, o Cristo não estava mais lá, aquele que estava dentre os mortos ressuscitou fazendo com que a luz fosse a plena vitória sob as trevas, nesse mesmo dia os discípulos tiveram a graça de receber as primeiras exortações do Cristo Vivo, e ouviam de sua boca o IDE. Hoje de fato somos convidados a também fazer discípulos, mas a primeira coisa que eu tenho que fazer é ser discípulo, não tem como fazê-los sem ser um! São Paciano nos diz:"É preciso receber CRISTO para nascer." e receber Cristo significa (re)encontrar.
            Mas o que seria mesmo (re)encontrar? Algumas semanas atrás, uma pessoa chegou pra mim com um questionamento: "O que faço para recuperar meu amor por alguém?" Eu a disse: "Primeiramente, obrigada pela fácil pergunta que você me faz, sou muito agradecida..." e continuava a dizer a pessoa: "volta pelo caminho que você tava indo e pega todos os cacos que ficaram à beira da estrada. Quando você tiver todos aí você traz de volta pra mim." Não há como montar um quebra-cabeça com peças faltando, a gente pode até enxergar, deduzir o todo mas o que falta muitas vezes pode ser o principal. O que está faltando na minha e na sua vida hoje? Por quais caminhos você precisa voltar e sair procurando, recolhendo aquilo que você deixou pela estrada? Uma pergunta mais fácil, direta: O que de você se perdeu? O que de você ainda existe pra oferecer a vida hoje? O problema é que a gente vai se perdendo com o tempo e se reencontrar com Deus é um processo de se "reachar", se achar de novo, como nos diz as definições: achar ou até mesmo descobrir aquilo que estava perdido, que junto com o tempo deixamos pelos caminhos que escolhemos seguir sozinho porque no auge do nosso egoísmo não deixamos que Deus direcionasse nossos passos, não o oferecemos o cheque em branco que assinamos, queremos sempre colocar o valor ou até mesmo a proposta. Veja, Deus nunca se perdeu de você, você que fez essa escolha de seguir sem ser na Sua presença. 
            A consequência dessa perda de noção do rumo que tomamos é que vivemos aprisionados sobretudo a normas que não precisávamos. A cura que precisamos é voltar pelo caminho o qual deixamos Deus porque ele hoje convida a cada um de nós a (RE)ENCONTRAR, a gente já se perdeu demais mas Ele nunca desistiu de nós. Erramos, Ele nos corrige. Perdemos, Ele dá o dobro. Nos sentimos sozinhos, Ele é a nossa companhia. Nos sentimos atormentados, Ele é a nossa paz. A grande ferida que causamos em nós e no Sagrado Coração foi nos perder, mas a grande cura se encontra no abraço de Pai que só Ele tem pra nos oferecer.
            Uma música do Anjos de Resgate nos ensina muito bem que a distância do Santíssimo Sacramento só existe porque nos perdemos e se isso não tivesse acontecido, estaríamos com Deus no jardim, desde o princípio o homem se perdeu no pecado e com o passar dos tempos ele se perdeu também em outros caminhos que tinham o mesmo significado só que a beleza primeira, como o fruto da árvore da Ciência, escondia uma enorme consequência que nos distanciaria do Cristo.



Se quer fazer discípulos, se encontre! Deus morreu por você e precisamos ser cada vez mais quem nascemos para ser, mas infelizmente muitas vezes nos perdemos e (re)encontrar o Cristo torna-se uma segunda opção dos nossos dias, não deixemos que a Luz que foi depositada dentro de nós seja colocada embaixo da mesa! Anunciar o Evangelho antes de qualquer coisa consiste em tomar cuidado com a nossa própria vida, como nos ensina São Francisco de Assis, porque muitas vezes ela é o único Evangelho que o outro lê. Seja discípulo com palavras e gestos, conduza as pessoas ao (re)encontro e se (re)encontre também. Precisamos sempre renovar nosso SIM.



Yasmin Reis
yasmin_rds@hotmail.com