segunda-feira, 21 de maio de 2012

"No começo Deus criou os céus e a terra." (Gn 1,1)

No começo Deus criou esse mundo. Céus e terra! Já no versículo 2 fala assim: "A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água." E aí nos surge a dúvida: Se no versículo 1 fala somente que Deus criou os céus e a terra, mais não fala quem criou as águas, quem as criou? Na Bíblia as águas, a criação delas, é mistério, ela não revela que as criou. Já partido para outro ponto, muita gente se pergunta: Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é Deus, já o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas em uma só, a Santíssima Trindade. O que Deus fez com as águas? Deus separou as águas em duas partes, depois as águas que ficaram abaixo do céu Ele as ajuntou e chamou de mar, e assim aconteceu. Toda uma história interessante da criação do mundo que muitas vezes nós conhecemos mais a Bíblia e não conhecemos o seu início, a Introdução onde nela se fala detalhe por detalhe da criação onde na verdade deve-se ser estudo milimetricamente.

Momento reflexivo:
Atitudes, palavras muitas vezes nos fazem pessoas muito massacradas pelo mundo e não por Deus, enquanto esse mundo hoje nos massacra, nos juga, Deus nos ama, nos acolhe, tem Misericórdia de todos nós porque éramos escravos, mais Deus hoje nos faz livre mais e mais aos seus pés. Deus, meu tesouro, minha herança, meu supremo bem, nem tribulações nem dor podem nos separar e jamais irão romper o que o amor selou, hoje livre sou! Não diga ao mundo o tamanho do seu problema mais diga a ele o tamanho do seu Deus! Você que hoje está perdido nesse mundo hoje tão violento, você que não conhece a Deus, retorne para os braços do Pai porque como aquele pai que esperava seu filho esperançoso a beira da estrada e que todo dia estava lá, vendo se o filho retornava, da mesma forma Deus te espera. E ao chegar longe ainda de casa, lá da beira da estrada, Deus nos vê e se alegra e não pergunta o que eu fiz ou deixei de fazer da minha vida, mais sim de abraça, me acolhe com um abraço de Pai! Hoje livre somos aos pés de Deus! VOCÊ É LIVRE! CREIA!

Músicas para reflexão





Meu irmão (ã) Deus está ao seu lado, creia, espere, ele hoje te faz LIVRE AOS PÉS D' ELE! Que Deus te abençoe e Maria te guarde, oro por você, pela sua vitória! Torço por ti!

Yasmin Reis de Souza
Catequista CNBB (Cadastro 2012)


Para entrar em contato comigo. Pedidos de oração, partilhas, aconselhamentos, te atenderei com prazer! 
E-mail: yasmin_rds@hotmail.com
Telefone: (83) 8872-2024
Twitter: @YasminReisSouza

domingo, 20 de maio de 2012

II Jovem levanta-te: O encontro que marcou a minha vida!


II Jovem levanta-te! O que falar? Como descrever esse dia? Como descrever esse encontro?


Bom, sem palavras! Como a gente se renova com pequenas coisas que se tornam grandiosas! Esse encontro, foi mais de que um simples encontro! Foi um retiro, um dia longe das coisas do mundo e perto de pessoas que nós adotamos como irmãos, amigos pela fé! Muitos pelo qual encontrei dentro da Igreja, irmãos, mais do que isso! Foi um dia de entrega de tudo aquilo que nos faz ser pessoas mundanas, pessoas que muitas vezes não adotam Deus como um Pai e sim adotam o MUNDO como pai! Mais hoje, 20 de maio, eu e outras pessoas deixamos o mundo do portão para fora e sentimos um pouco do que é ser de Deus! Passei uma manhã incrível, uma tarde incrível, que verdadeiramente se fosse para fazer tudo novamente eu faria! Primeiramente por Deus e segundo, pelos momentos que passei no decorrer do dia, eu hoje senti Deus diante de mim, não me julgando, não me massacrando como o mundo as vezes faz, mais me tratando como uma filha amada, vendo as minhas dificuldades e se fazendo presente sempre oferecendo ajuda! Assim como Maria, nós queremos ser de Deus! Eu quero ser de Deus nas minhas atitudes, nas minhas palavras, no meu mais profundo! EU QUERO SER DE DEUS! Viver esse amor intenso, como a gente cantou no encontro: "É o amor de Deus, que mexe e remexe e faz meu coração bater Tum-tum-tum! Tum-tum-tum!" Esse Deus que nos ama, que nos espera a beira da estrada como aquele pai que, a beira da estrada esperava aquele filho pródigo retornar a casa porque ele sabia que ele iria se arrepender e se converter ao amor de Deus nos espera de braços abertos, Ele não quer saber do que você fez ou deixou de fazer na sua vida, Ele se importa com o que você ainda pode fazer! É tão bom sentir o que eu e aqueles jovens, creio que também sentiram no fim da tarde de hoje, como é bom se aproximar de Deus como nós verdadeiramente se aproximamos, ali, bem pertinho de Jesus Sacramentado, mais bem pertinho mesmo! E depois sentir Jesus passeando em nossa meio, ali estão jovens como eu que como já fala o Diac. Nelsinho Corrêa: "Vocês são o futuro da Igreja, daqui a 20, 30 anos é vocês que vão está exercendo as nossas funções, sendo quem somos! Na pregação da manha, nosso irmão Nonato falava: "Nós somos eternos jovens!" E somos, independentemente de idade ou condição física. Jovem é aquele que a cada dia aprende coisas novas! É aquele que cada dia vivencia uma nova experiência de deixar a juventude renascer! O mundo hoje em que vivemos é totalmente diferente daquele mundo do tempo dos santos! Aquele era um mundo religioso, com pouca violência relacionado a hoje mais está aí, os santos da atualidade. Santos não são só os dos tempos antigos não! Santidade é hoje e agora! A santidade nasce de nós jovens, o futuro da Igreja! É possível ser santo sem deixar de ser jovem, como João Paulo II escreveu: "Precisamos de santos de calças jeans!" Emfim, foi um dia de bençãos e muitas graças derramadas na minha vida e na da minha família. Prometo que depois posto fotos do encontro!



Que Deus lhe abençoe e seja você também, de Deus como Maria foi! E lebre-se: Santidade é hoje, aqui e agora! E nasce de você!


Moderadora do Blog:
Yasmin Reis de Souza
E-mail: yasmin_rds@hotmail.com
Telefone: (83) 8872-2024
Twitter: @YasminReisSouza

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Santidade? Vocação? Você já pensou nisso?

"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza." (1 Tm 4,12)

Atualmente, vivemos em um mundo cheio de muitos produtos eletrônicos, de mídias assediando o povo a todo momento, de muita violência e pouca religiosidade. Mais é essa pouca religiosidade que faz o mais acontecer, como diz o ditado: "Com o pouco se faz muito!" e é com essa pouca fé que o mundo tem que nós faremos mais! Hoje em dia, essa violência é praticada por muitos e muitos jovens que se perdem nas drogas, no alcoolismo, no mundo do Maligno. Nos realmente achamos que tudo é a juventude mais como é bom chegar em lugares religiosos, em shows, em Encontros e ver multidões de Jovens! Vemos atualmente a Cruz e o Ícone da JMJ atraindo multidões e multidões de Jovens no Brasil, como é bom ver jovens buscando a Deus e não buscando ao mundo do mal e sim do bem Evangelizando, Testemunhando, Vivenciando! Eu viajei em 2010 para uma cidade aqui no Brasil (não irei citar o nome) e via nas ruas, pontos turísticos da cidade jovens, adolescentes, pré-adolescentes drogados, alcoólatras, realmente se doando ao mundo do mal! E eu refletia essa semana sobre isso e conversando com Deus me perguntava: "Meu Deus, quantos jovens estão perdidos no mundo do álcool, das drogas e eu aqui, me doando a ti cada dia mais, aproveitando a minha juventude em ti e por ti, quantos momentos eu não vivencio e fico com orgulho de me ver no meio daquele monte de jovens e de fazer parte!" Vinha também refletindo naquelas pessoas ignorantes, que vivem sempre de mal humor no mundo de hoje e conversando com Deus: "Quanta gente que não sabe ao menos provar Senhor, do Teu amor, da tua Misericórdia!" Quantas pessoas apressadas, despercebias, sempre que querem dar o resto para Deus! O resto de temo que sobre. -"Ah, sobrou um tempinho hoje, vou ali fazer uma oração!"- É assim que trata Deus? Dando o resto? É assim que trata alguém que deu a vida por amor a você? Quantas pessoas que veem pessoas enfrentando dificuldades e não param alguns minutos para dar uma palavra de conforto, eu vim perceber isso a semana passada (12/05/2012) que eu andava pelo mundo muito apressada, vendo as coisas com olhas passageiros, ligeiros e dentro da minha Paróquia chegou uma pessoa dizendo que falou com o Padre e essa pessoa estava com Depressão, essa se tremia muito e estava passando um pouco mal e pediu um copo de água e levei, pediu para anotar o nome e levar para entregar ao Padre, vi que ela estava muito triste. Simplesmente deixei todos os compromissos e sentei alguns minutos com ela, falei um pouco de passagens que davam fortaleza para ela vencer tudo isso, fiz uma oração junto dela e notei a sua diferença, a forma que ela saiu foi totalmente diferente de como ela entrou, ela saiu com o sorriso no rosto, percebi que ela parrou de tremer e parecia uma pessoa renovada. Não só ela tinha saído renovada, mais eu também porque eu percebi que eu tinha ajudado alguém e que eu tinha que deixar esses olhares passageiros de lado, e eu deixei!

É possível ser jovem ser deixar de ser santo?
Pergunte a você mesmo nesse instante. O que temos feito para sermos parecidos com Deus? Qual tem sido nossa postura em meio a essa sociedade corrompida? Essa não pode ser a realidade de uma juventude que quer ser santa para o Deus Santo! É difícil ser santo nos dias de hoje?

O que o mundo te oferece é passageiro o que Deus te oferece é eterno! Vale a pena esperar! O mal de muita gente é querer ter uma vida empurrada com a barriga! Light! Sem problemas, vida de morto! Morto paga contas? Não paga! Se você tá vivo, tem que pagar! Morte é vestido, esperado por todos, é carregado... Então se você tá vivo, num vai se fazer de morto e querer se desviar dos problemas não! Seja um vivo em Deus!

Que Deus abençoe a todos e que nesse mês mariano não se esqueçam de Maia. Mãe e modelo da Igreja!

Moderadora do Blog:
Yasmin Reis de Souza
E-mail: yasmin_rds@hotmail.com
Telefone: (83) 8872-2024
Twitter: @YasminReisSouza