sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mais um forte chamado do Senhor em minha vida!

Paz e Bem irmãos e irmãs em Cristo!

Nesse 1º fim de semana da Quaresma o Senhor me faz mais um forte chamado, onde ele chega e diz: "Vem e segue-me!" eu já faço parte de vários segmentos da minha Paróquia, sirvo no Acolhimento dos fiéis, sou Catequista do grupo da 1ª Eucaristia e quando posso, ajudo onde precisar, após a missa da tarde do Sábado do dia 25 de Fevereiro de 2012 (hoje) fui chamada para participar do Grupo de Jovens da minha Paróquia, e aceitei o convite, pois enquanto eu decidia o Senhor ''sussurrava'' lentamente dizendo "Vem e segue-me!" e eu aceitei e disse: Sim Senhor, eu aceito te seguir, seguir teus ensinamento, seguir teus passos, seguir-te mais e mais!
Uma coisa que digo a vocês meus queridos irmãos, nós não temos total ensinamento sobre a vida de Cristo, mais estamos prestes a aprender mais e mais sobre a vida dele, eu posso fazer a leitura de um Evangelho hoje e interpretar de uma forma, daqui a 1 semana leio a mesma coisa e interpreto com mais conhecimento, com mais discernimento naquilo que a Palavra do Senhor me traz! Isso é normal, porque a cada dia conhecemos pessoas novas, coisas novas, ensinamentos novos, o Senhor chama mais trabalhadores para a sua messe a cada dia, a cada hora, a cada minuto ele te faz um novo ensinamento. Hoje, Deus me traz uma palavra forte sobre o seu amor para conosco. Vou trazer uma palavra de conforto para todos a parti deste texto produzido por mim:

Deus nos ama desde da hora que ele nos trouxe ao mundo, ele traz pessoas em sua vida em que você nunca imaginaria que poderia nem conhecer, Deus traz pessoas no dia certo, na hora certa na sua vida para lhe dar uma palavra de conforto, de carinho, talvez aquilo que você precise na sua vida, naquele dia, a pessoa correta em que se torna para você um eterno amigo. O amor de Deus é eterno. Você pode estar precisando de Deus nesse momento, você pode pedir algo a Ele (ou já pediu) e ele não responder com um "SIM" mais com sua forma sábia Ele as vezes não responde com um "NÃO", as vezes a resposta é ''ESPERE'', o seu tempo há de vir, a sua hora vai chegar, ei irei lhe explicar o motivo desse resposta com o tempo, a justificativa dessa questão está no tempo, está na vida!

A mensagem do dia é:



Que Deus abençoe!


Moderadora do Blog:
Yasmin Reis de Souza
E-mail: yasmin_rds@hotmail.com
Telefone: (83) 8872-2024
Twitter: @YasminReisSouza

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARESMA

Paz e Bem irmãos em Cristo!

Hoje, Quarta-Feira de Cinzas, queremos lembrar que viemos do pó e ao pó voltaremos, é o início da época quaresmal, é tempo de superar, de recomeçar uma nova vida, o Senhor está a toda hora fazendo ressoar em teus ouvidos e forte e suave convite: "Vem e segue-me!". O Senhor te chama a evangelizar, EVANGELIZAR É PRECISO, estamos vivendo um momento único no Brasil da peregrinação da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude, procure a cidade mais próxima, se aproxime da Cruz, do Ícone, é preciso tocar na Cruz para deixar se tocar por ela! Leve esse toque a quem não pode, leve essa força que o Espirito Santo te dá para aqueles que não podem ir ao encontro da Cruz, eu tive a grande oportunidade de "Deixar ser tocada pela Cruz!" e foi um momento único, inesquecível, de muita emoção e eu procurei levar esse toque aqueles que não puderam ir ao encontro da Cruz peregrina, levei esse toque aos meus amigos, familiares, aos que estavam precisando deixar ser tocado pela Cruz, pelas mãos que tocaram a Cruz!  

Ash Wednesday the beginning of the Lenten season: Remember that thou art dust, and to dust thou shalt return.
(Quarta-feira de cinzas o início da época quaresmal: Lembre-se que tu és pó e ao pó voltará)

Mas na verdade o que é Quaresma?
Quaresma são os 40 dias que precedem a festa da Páscoa, vai da Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quarta-feira da Semana Santa. Lembre-se: É um período reservado para a Reflexão e Conversão Espiritual!

A que se deve ser usada a cor roxa?
A cor roxa nesse tempo simboliza a penitência e a contrição, lembrando que a cor roxa também é usada no tempo do Advento.

Queria dividir aqui minha alegria com vocês, uma grande alegria que tive no decorrer dessa semana: Chegaram alguns leitores do meu Blog para mim, e vieram me elogiar, elogiar o conhecimento e falar que futuramente eu teria um grande conhecimento para escrever livros, eu não tenho um conhecimento escolhido por mim, mas sim dado por Deus , e pediram para eu revelar a minha idade em uma das postagens do meu blog, e estou aqui pra atender o pedido de alguns!
Bom, foi uma iniciativa minha criar esse blog, meu nome é Yasmin Reis e eu tenho 12 anos, nasci em 25/04/1999. Futuramente eu pretendo ter uma vida cheia de experiências em visitas a cidades santas, locais, e contar minha experiência para todos, isso é uma experiência única e que pretendo executá-la.

Que Deus abençoe a todos, que tenham essa Quaresma como um tempo de Reflexão, de Retiro, como uma vida Consagrada!

Pregação produzida por: Yasmin Reis de Souza
(yasmin_rds@hotmail.com) 


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Oração e Vida do Cristão (Parte I)

Paz e Bem queridos leitores,

A oração do ''Pai Nosso'' é a oração que o Senhor vos ensinou, é a oração do cristão. Mas todos nós falamos muito em orar, mais, qual a verdadeira definição da palavra ORAÇÃO? Em um estudo em cima do Catecismo da Igreja Católica, vou, nessa publicação, esclarecer algumas dúvidas de alguns leitores do meu Blog que pediram por e-mail!

O que é a Oração?
A oração é o impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria
(Catecismo da Igreja Católica p.657 cf. 2558)


Deus é capaz de trocar reinos por ti, abre mares pra que possas atravessar,
e se preciso fosse, daria novamente a vida por ti,
DEUS SÓ NÃO É CAPAZ DE DEIXAR DE TE AMAR!


O ato de levantar os olhos para o céu é super importante na vida do cristão, levantar os olhos ao céu é um ato de amor, respeito ao Senhor que está lá em cima cuidando de todos nós e sobretudo intercedendo por nossas vidas! NÃO TENHA VERGONHA DE ORAR, MOSTRE PARA TODOS A FÉ QUE VOCÊ TEM, PRECISAMOS DE SANTOS JOVENS, E VOCÊ É JOVEM PARA DEUS!




Nós somos propriedade viva do Senhor Jesus, altamente, também, propriedade do Céu, uma música que eu gosto muito, e acho linda a letra, é uma música do Missionário Shalom chamada ''Malas Prontas'' (segue o vídeo) a letra mostra que estamos de Malas Prontas pra seguir o nosso Senhor, somos capaz de tudo pra segui-lo e amá-lo, porque Ele é meu CÉU, MINHA PAZ ELE É MEU TUDO, MINHA ALEGRIA DE VIVER!


Eu tô de malas prontas pra seguir o meu Senhor (Foto do Grupo Missionário Shalom)

Nós podemos contribuir para um mundo mais jovem, também sendo um jovem, pois ''A Igreja só será jovem quando os jovens forem Igreja'' (Servo de Deus João Paulo II)

Adoração

O ato de Adorar a Jesus Sacramentado é um ato essencial na vida do Cristão Católico, ''Deus está ali nesse momento, sua presença é real em meu viver'' é o Rei dos Reis que está na nossa frente, dobre seus joelhos em um ato de amor, um ato tão singelo diante do que Jesus fez por nós na Cruz! Ore diante dele, entregue a ele toda a sua vida, toda a sua Fé! ''É o Rei, a nossa frente está, é feliz que o adorar, é Jesus, o nosso Mestre e Rei, bem aqui tão perto se deixa encontrar, Diante do Rei dos Reis, todo joelho se dobrará!''



Adore a Deus, adore ao Senhor!

  • Frase para a reflexão semanal é do Monsenhor Jonas Abib (Fundador da Canção Nova)

"A graça de Deus nunca é demais. Você precisa pedi-la a cada dia: "Abençoa-me e abençoa-me muito". Isso não é egoísmo, mas necessidade.
(Monsenhor Jonas Abib)

Que Deus abençoe a vida de todos!

Pregação produzida pela moderadora do blog: Yasmin Reis de Souza

Duvidas, Reclamações e qualquer outro caso, entre em contato com a Moderadora do Blog pelo e-mail: yasmin_rds@hotmail.com

OBS.: Parte II será publicada no mais tardar de 24 de Fevereiro (sexta-feira) com mais esclarecimentos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os dons do Espírito Santo


No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Peçamos humildemente à Maria, esposa do Espírito Santo, que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria. Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto" (Mt VII, 7s). 

Fortaleza

Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão diante do mundo. Lembremo-nos que foi com muita coragem, com muito heroísmo, que os santos mártires desprezaram as promessas, as blandícias e ameaças do mundo. Com que serenidade foram ao encontro da morte! Que luta gloriosa não sustentaram! Luta não há mais para eles. Agora gozam de perfeita paz, em união íntima com Jesus, de cuja glória participam. Também nós, havemos de combater para alcançar a coroa eterna. Vivemos num mundo cheio de perigos e tentações. A alma acha-se constantemente envolta nas tempestades de paixões revoltadas. Maus exemplos pululam e as inclinações do coração são sempre dirigidas para o mal. Resistir a tudo isto requer força de vontade, combate resoluto, sem tréguas. Roguemos a Deus para que essa virtude seja nossa companheira inseparável; testemunhemos nosso amor a Deus por palavras e obras. Assim, viveremos na fé e pela fé, certos de que seremos felizes aqui e na eternidade.

Sabedoria

O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios. Para alcançarmos a vida eterna devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nisto reside a verdadeira sabedoria que, aliás, não é um dom que brota de baixo para cima, jamais será alcançada por esforço próprio. É um dom que vem do alto e flui através do Espírito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra.

Ciência

Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos. Se o mundo nos admira, bate aplausos aos nossos trabalhos, a Deus é que pertence esta glória, a Deus, que é o doador de todos os bens.





Conselho

Hoje, mais do que nunca está em foco a educação da mocidade e todos reconhecem também a importância do ensino para a perfeita formação da criança. As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos apercebermos. É uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade. Para que possamos auxiliar o próximo com pureza e sinceridade de coração, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmão as lições temporais que levam ao caminho da salvação. É sob a influência deste ideal que a mãe ensina o filhinho a rezar, a praticar os primeiros atos das virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da penitência, do amor ao próximo.

Entendimento

Há pessoas que, mesmo sem entender os preceitos da Igreja, permanecem fiéis aos seus ensinamentos; possuem o sabor pelas coisas de Deus e mesmo ignorando o vasto significado da liturgia, dos dogmas, das orações, dão testemunho de intensa devoção e piedade. Estão repletos de sabedoria, mas falta-lhes o entendimento, que resume-se na busca pela compreensão das coisas de Deus no seu sentido mais profundo. Portanto, Sabedoria não é consequência do Entendimento, ou vice-versa. Roguemos ao Senhor que nos conceda o Entendimento, perfeito complemento da Sabedoria. Por serem distintamente preciosos, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência.

Piedade

Nos dias de hoje, considerando a população mundial, há poucas, muito poucas pessoas que acham prazer em serem devotas e piedosas; as poucas que o são, tornam-se geralmente alvo de desprezo ou escárnio de pessoas que tem outra compreensão da vida. Realmente, é grande a diferença que há entre um e outro modo de viver. Resta saber qual dos dois satisfaz mais à alma, qual dos dois mais consolo lhe dá na hora da morte, qual dos dois mais agrada a Deus. Não é difícil acertar a solução do problema. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras.

Temor de Deus

Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo. O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o coração. Todas as vezes que transigências fizemos às tentações, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor. Quantas vezes preferimos a causa dos bens miseráveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus! Santo Anastácio a este respeito dizia: "A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?". Não esqueçamos, portanto, de pedir ao Deus Espírito Santo a graça de estarmos em sintonia diária com os preceitos do Criador.

Os frutos do Espírito Santo

"O Espírito Santo é a água Viva que rega nosso coração, a cada dia, para que possamos produzir Seus frutos. Quais são estes frutos?
Os frutos do Espírito Santo são: a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a afabilidade, a bondade, a fidelidade, a brandura e a temperança."

Há alguns dias atrás, falamos sobre o Sacramento do Batismo e sobre o Batismo no Espírito Santo. O batismo é uma cerimônia sagrada, instituida por Jesus, sendo um Sacramento, no qual o Espírito Santo vem fazer morada em nós, nos tornando Templos do Espírito de Deus. O Espírito Santo é a Agua Viva que rega nosso coração, a cada dia, para que possamos produzir Seus frutos. Vamos agora nos aprofundar e conhecer melhor cada um desses frutos.

·                  Caridade

É o próprio amor. "O amor é paciente, é bondoso. não tem inveja, não é orgulhoso. não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor..." 
(I Cr 13, 4-5ss).

·                  Alegria

É verdadeira e não passageira. "A vossa tristeza se há de tornar em alegria" (Jo 16, 20b).

·                  Paz

Paz que só Jesus pode oferecer: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá."(Jo 14, 27ss).

·                  Paciência

É uma conseqüência do fruto da paz e tem íntima ligação com a Fé, a alegria e a paz.

·                  Afabilidade

Afabilidade ou gentileza, é o fruto do Espírito Santo com o qual ajudamos nossos irmãos, como o bom samaritano. 

·                  Bondade

"Comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é a bondade..." (Ef 5, 9ss).

·                 

"Tende Fé em Deus. Em verdade vos declaro. Todo o que disser a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar em seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre" (Mc 11, 22-23).

·                  Brandura

Também chamada mansidão: "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra" (Mt 5, 5).

·                  Temperança

É o equilíbrio que recebemos do Espírito Santo para evitarmos exageros e agirmos de acordo com a Vontade de Deus.
Estes frutos só se desenvolvem em nosso coração quando não colocamos obstáculospara que isso aconteça. Caso contrário, eles se tornam verdadeiras "pragas", capazes de destruir nossa "árvore". Essas "pragas" são nossos medos, ressentimentos, amarguras, rejeições, falta de perdão, mágoas, etc.
Se deixamos que estas "pragas" tomem conta de nossa vida e de nosso coração, colheremos outros tipos de fruto. Os frutos da carne: "fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes" (cf. Gl 5, 19). Podemos escolher quais destes frutos queremos colher em nossa vida: os frutos do Espírito Santo ou os frutos da carne!

Católicos e Horóscopo... Pode?


Não... não pode.
Uma prática comum hoje em dia de muitos “católicos” é a seguinte: acordam, pegam o jornal, ou ligam o computador e em meio às notícias e e-mails que lêem, consultam seu signo e as previsões dos “astros” para suas vidas. A caso de pessoas que só saem de casa, ou tomam alguma decisão depois de consultar esses “astros". Tal prática é tão fajuta, ao passo de que, por exemplo, numa visão ampla só existem doze tipos de pessoas no mundo, ao ponto que as chamadas "previsões”, são para os signos, e não pessoais.

Padre Leo, com seu famoso jargão.
Pergunte por exemplo a uma mãe que teve quadrigêmeos se seus filhos são iguais? Afinal são todos do mesmo “signo”, então como pode quatro pessoas diferentes terem a mesma "previsão"? Assim acontece com toda a humanidade, veja quanta diferença, quantas pessoas do mesmo “signo" tomam decisões totalmente opostas umas das outras. 







Mais afinal, o que a Igreja diz a respeito? Isso é inofensivo? 
Vejamos o que diz a Igreja e a Bíblia que é a palavra de Deus.


  Primeiro a palavra de Deus:

“Quando tiveres entrado na terra que o Senhor Teu Deus te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor Teu Deus abomina aqueles que se entregam a essas práticas e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, Teu Deus” (Deuteronômio 18, 9-13).

Penso que, mais claro que isso, seja impossível.
Ainda assim vejamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica.


"Deus pode revelar o futuro a seus profetas ou a outros santos. Todavia, a atitude cristã correta consiste em entregar-se com confiança nas mãos da providência no que tange ao futuro e em abandonar toda curiosidade doentia a este respeito. A imprevidência pode ser uma falta de responsabilidade"

(Catecismo da Igreja Católica § 2115)

"Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõe "descobrir" o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo em que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus." 
(Catecismo da Igreja Católica § 2116)

São Zenão, bispo de Verona e mártir do 4º século, apresenta aos neófitos (povo pagão recém convertido) o horoscopo que devem observar após terem nascido pelo batismo em Jesus Cristo. 

“Portanto, irmãos, eis o vosso horóscopo.

O primeiro a vos acolher não é Áries, mas o Cordeiro que não rejeita todo aquele que n’Ele crê. Ele revestiu a vossa nudez com o alvo candor de sua lã, com grande bondade derramou o seu leite bendito em nossos lábios que se abriam lamuriosos. Semelhantemente Ele, não como um Touro de pescoço soberbo, de cara agressiva, de chifres ameaçadores, mas como Vitelo ótimo, doce, carinhoso e manso, vos exorta a jamais buscar proteção em alguma atividade, mas a recolher – submetendo-vos sem malícia a sua canga e fecundando, submetendo-a a vós, a terra da vossa carne – nos celestes celeiros a rica safra das sementes divinas.
E mediante os Gêmeos que seguem, isto é, mediante os dois Testamentos que vos anunciam a salvação, vos exorta a evitar sobretudo a idolatria, a impureza e a avareza, que é Câncer incurável.
Mas o nosso Leão, com ensina o Gênesis, é o leãozinho cujos santos sacramentos celebramos, o qual, reclinando-se, adormeceu para vencer a morte e ressurgiu para conferir-se a imortalidade como dom de sua feliz Ressurreição.
Segue-lhe na ordem Virgem, prenunciando Libra, para nos fazer conhecer por meio do Filho de Deus, encarnado e nascido da Virgem, que a equidade e a justiça foram trazidas a terra. Quem as observar constantemente e as administrar fielmente pisarão, com pés incólumes, não direi o Escorpião, mas, como afirma o Senhor no Evangelho, todas as demais serpentes.
Mas não deverá temer nem mesmo o próprio diabo, que é ferocíssimo Sagitário, armado de flechas incandescentes, constante causa de terror para os corações de todo o gênero humano. Porque assim diz o apóstolo Paulo: Revesti-vos da armadura de Deus para poder resistir às insídias do diabo abraçando o escudo da fé, por meio do qual podeis repelir todos os dardos incandescentes do maligno. De fato, ele por vezes lança contra os infelizes o Capricórnio, de aspecto deformado, o qual, atacando com seu chifre, sopra de seus lábios pálidos a espuma fervente de suas veias, com apavorante destruição e terríveis efeitos, sobre todos os membros de quem lhe é prisioneiro. Tornam alguns loucos, outros furiosos, outros homicidas, outros sacrílegos, outros cegos pela avareza. Seria longo descer aos particulares: ele possui diferentes e inúmeras artes para causar danos, mas todas elas, escorrendo com suas águas salutares, o nosso Aquário como de costume tornou vãs, sem grande dificuldade.
“Seguem-no necessariamente em uma única constelação os dois Peixes, isto é, os dois povos, Judeus e Gentios, que recebem a vida da água do batismo, marcados com um único sinal a fim de ser o único povo de Cristo.”
(Zenão de Verona, Trattati, a cura di G. Banterle e R. Ravazzolo, Città Nuova – Società per la conservazione della Basilica di Aquileia, Roma 2008, pp. 151-153.)


Então meu irmão e minha irmã, não deixemos que essa armadilha nos leve à perdição e nos deixe longe de Deus. 

Não consulte horóscopo!!


O verdadeiro signo do Católico: A Cruz!
 

Consultemos o que a palavra do Senhor nos diz sobre isso novamente; É Deus quem rege nossa vida. É Ele quem conhece todo mapa espiritual de nossa vida e que dá as coordenadas para o nosso futuro, pois “no céu existe um Deus que desvenda os mistérios” (Dn 2, 28a).

O Católico e as bíblias protestantes


Não se trata de preconceito, mas de coerência de fé

São várias as traduções de Bíblia disponíveis para nós hoje em dia. Segundo comunicado da União das Sociedades Bíblicas, divulgado pela Rádio Vaticano, são 451 línguas para as quais a Bíblia foi traduzida integralmente, enquanto aquelas para as quais foi traduzida em parte são 2.479. Isso confirma a Sagrada Escritura como o livro mais traduzido no mundo e assim 95% da população mundial têm hoje condições de a ler em uma língua conhecida.
No Brasil, por exemplo, são muitas as traduções da Bíblia que temos à disposição. Eu mesmo possuo várias delas como: a Bíblia Jerusalém, TEB, Peregrino, Ave Maria e CNBB. E além dessas, existem outras muito boas também.
Citei algumas das traduções católicas, mas quero chamar a atenção para as de orientação protestante, que são das mais variadas denominações. Quem nunca ganhou uma Bíblia ou um Novo Testamento de orientação protestante? É comum encontrar católicos que ganham esse material de presente e acabam por fazer uso dele. Essa observação é importante porque muitos católicos acabam fazendo uso delas [Bíblias protestantes], inclusive sem saber, ou sem a informação do porquê devem fazer uso de uma Bíblia Católica. Nesse momento você pode se perguntar: e qual problema em usar uma Bíblia protestante se tudo é Bíblia?

Basicamente por dois motivos:

Charge de como Lutero modificou a bíblia,  criando a bíblia protestante
Primeiro, porque para o protestantismo os livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16 e Daniel 3,24-20; 13-14 não fazem parte da Bíblia. Por isso, as Bíblias protestantes, para nós católicos, estão incompletas em comparação com as nossas traduções.
O segundo motivo é que, sendo de orientação protestante, essas Bíblias trarão as informações extras, como introduções aos livros bíblicos e notas de rodapé, dicionários bíblicos… entre outros possíveis comentários, orientados pela sua própria doutrina, que é diferente da doutrina católica. E essas informações são muito importantes para o entendimento do texto; e se estas forem de orientação protestante, elas estarão de acordo com a doutrina protestante e não com a católica.
Esse conselho para que o católico faça uso de uma Bíblia católica não se trata de preconceito quanto ao protestantismo. Trata-se mais de uma coerência com a fé professada. Um católico ao usar uma Bíblia protestante pode misturar conteúdos, interpretações causando confusões para si mesmo e para os outros, uma vez que a maneira de entender as Sagradas Escrituras e de construir a doutrina é diferenteentre católicos e protestantes. Por isso também sempre aconselho a um protestante a fazer uso de uma Bíblia que vá de acordo com a sua profissão de fé, para evitar as mesmas confusões.

E como vou saber se a Bíblia que eu uso é de orientação católica? Para isso, basta conferir se sua Bíblia possui o imprimatur, que em geral, vem em uma das primeiras páginas da Bíblia e trata-se de uma autorização de um bispo com sua assinatura ou da própria CNBB – uma aprovação eclesiástica permitindo aquela impressão/tradução e afirmando que ela está de acordo com o que corresponde a uma Bíblia da Igreja Católica Apostólica Romana. Dessa maneira, além da garantia de todos os livros do Cânon Católico, você poderá ficar seguro quanto às demais informações trazidas pela sua Bíblia, de que elas estão dispostas conforme a doutrina por nós professada.
Mas o que fazer com a Bíblia protestante que ganhei? Faça como eu. Dê de presente para um protestante. Tenho amigos protestantes com os quais tenho um combinado: quando eu ganho uma Bíblia de orientação protestante eu os presenteio com ela e, por sua vez, quando eles é que ganham uma Bíblia católica, eu sou presenteado por eles. Dessa forma, além de evitarmos confusões quanto ao uso desses livros sagrados e consequentemente de doutrinas diferentes, ao trocarmos esses presentes fortalecemos nossa amizade e os laços cristãos que nos unem.

Que Deus nos abençoe!

Católico e Espiritismo, pode? (Parte II)


REJEIÇÃO AO ESPIRITUALISMO ENGANOSO

Jesus é o Único que o católico deve adorar!
Católico não pode frequentar o centro espírita! Ao acatar os conselhos da Palavra de Deus sobre o espiritismo, você rejeita o chamariz dos demônios.(Leia Salmo 141:9,10 Romanos 12:9) Será que isso significa que os demônios param de tentar capturá-lo? Absolutamente não! Depois de tentar Jesus três vezes, Satanás “retirou se dele até outra ocasião conveniente”. (Lucas 4:13) Semelhantemente, os espíritos obstinados não só atraem as pessoas mas também as atacam. Satanás atacou Jó, o santo servo de Deus. Esse inimigo do Criador causou a perda de seus rebanhos e a morte da maioria dos seus servos. Satanás chegou a matar os filhos de Jó. A sua esposa o abandonou. A seguir, ele feriu o próprio Jó com uma doença dolorosa, seus amigos causaram perturbações, mas Jó manteve a fidelidade a Deus e foi muito abençoado. (Jó 1:7-19; 2:7, 8; 42:12). Todo sofrimento de Jô está dentro da vontade permissiva de Deus e dentro de um contexto pedagógico. Desde então, os demônios às vezes fazem com que as pessoas fiquem mudas, surdas, paralíticas ou cegas e continuam a deleitar-se no sofrimento dos seres humanos. (Mateus 9:32, 33; 12:22; Marcos 5:2-5; Lucas 13:11-16). Hoje, há relatórios que mostram que os demônios molestam sexualmente a algumas pessoas e levam outras à loucura. Claro, que tudo isso via um processo de possessão e pela prática de vícios pecaminosos.
Eles incitam outras pessoas a cometer assassinatos ou suicídio, que são pecados contra Deus. (Deuteronômio 5:17; João 3:15). O diabo atenta e perturba o ser humano para que ele quebre os santos mandamentos de Deus. Dizia Santa Teresa de Ávila: “Não se deixe perturbar, nem deixar a oração – que é o que o demônio pretende”. No entanto, milhares de pessoas que já estiveram enlaçadas pelos espíritos imundos conseguiram liberta-se. Como conseguiram isso? Dando passos muito importantes para o Cristo Libertador.
Qual é uma maneira de opor-se aos demônios e proteger a si mesmo e a sua família das armadilhas deles? Os cristãos do primeiro século, em Éfeso, que praticavam o espiritismo antes de se tornar cristão tomaram uma atitude.
Lemos que “um número considerável dos que haviam praticado artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram diante de todos” (Atos 19:19). Mesmo que você não pratique o espiritismo, livre-se de tudo que seja usado no espiritismo ou que tenha implicações com o espiritismo. Isso inclui livros, revistas, vídeos, posters, gravações musicais e objetos usados para fins espíritas. Estão incluídos também ídolos, amuletos e outras coisas usadas para dar proteção, e presentes recebidos de praticantes do espiritismo.(Deuteronômio 7:25, 26; I Coríntios 10:21). O cristão não deve receber passes, presentes e convite para visitar centros espíritas. A Santa Madre Igreja não aceita a participação de católicos no espiritismo. Para a pessoa se opor aos demônios, outro passo importante é aplicar o conselho de São Paulo Apóstolo de revestir-se da armadura espiritual que está em Efésios 6:11-17.
O cristão precisa conhecer a sua doutrina e o poder de Deus para vencer as forças das trevas. “Tomando sobretudo o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:16). Qual é o meio para receber esse poder? Estudar o Catecismo da Igreja Católica, examinar sistematicamente as Sagradas Escrituras, (Mateus 22:29; João 5:39; Colossenses 1:9,10; II Pedro 3:18) e viver verdadeiramente os Sacramentos da Santa Igreja de Deus. A medida que você continuar esse santo estudo e praticar piedosamente adoração a Deus em casa e na sua igreja, sua vida será tomada pelo poder do Espírito Santo. Isso será uma poderosa arma contra as tentações dos demônios. Para fortalecer a fé, a mente e a vida espiritual são necessários: meditação, a oração, o jejum e retiros espirituais (Mateus 6:6 -16; 14:23; 17:21; Lucas 2:37).
O cristão deve opor-se poderosamente aos demônios e aos seus ataques (Efésios 4:27; Tiago 4:7). Deve procurar a forte proteção 18:10: “Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro”. (Ler Salmo 145:18-20). O Criador permite que o diabo e seus demônios continuem a existir, mas ele mostra seu poder, especialmente a favor do Seu povo, e Seu nome está sendo declarado em toda a terra. (Êxodo9:16). Se você permanecer achegado a Deus, não precisará temer os demônios
(Números 23:21,23; Tiago 4:7,8; II Pedro 2:9) O poder desses espíritos é limitado. Foram expulsos da presença de Deus. (Judas 6; Apocalipse 12:9; 20:1-3,7-10,14) De fato, eles têm pavor da sua vindoura destruição. (Tiago 2:19) Portanto, quer os demônios tentem atraí-lo com algum tipo de chamariz quer o ataquem de alguma outra forma, você poderá opor-se a eles (II Coríntios 2:11). O grande mestre da fé cristã Santo Agostinho nos ensina: “O diabo é como um cão amarrado que muito pode latir e fazer estardalhaço mas só morde a quem chegar perto dele”. E a Doutora da Igreja Santa Catarina de Sena afirmava: “O demônio é fraco e nada pode além daquilo que Deus Lhe permita”.

CONCLUSÃO


Não tenha ligações com o Espiritismo! Busque somente a Jesus!
Rejeite toda forma de espiritualismo enganoso.Estude pra valer o Catecismo da Igreja Católica, comungando sempre da Santíssima Eucaristia e vivendo as doutrinas da Igreja. Cresça na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (II Pedro 3:18). Ande sempre na unção e direção do Espírito Santo. (Rm 8:1-16; I Co 3:16, Ef 4:27-30; 5:18; I Ts 5:19,20; I Pe 5:6-9; I Jo 2:13-27; Ap 22:17). É bom afirmar que temos o anjo da guarda para nos proteger ( Salmos 34:7; 91: 11: Atos 12:7,8 e 15). A maior vitória sobre o espiritualismo enganoso e as legiões diabólicas é o poderoso nome de Jesus Cristo. É o nome sobre todos os nomes. É o nome que cura, liberta, dá vitória e salva. (Marcos 16:17,18; Atos 4:10-12;Filipenses 2:10,11; Apocalipse 19:13).
O ínclito Abade de Claraval e Doutor da Igreja São Bernardo experimentava a máxima consolação em repetir o santíssimo nome de Jesus. Era como se tivesse mel na boca e sentia uma paz deliciosa no coração”.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!